SEARCH
MORADA
_
ca@carvalhoaraujo.com
Largo de Santa Cruz, 506, 1 Andar
4700-322, Braga Portugal
253 283 580 (chamada para rede fixa nacional)
PRESS
_
- Publicar algum projeto ou assunto sobre o atelier.
- Obter informações sobre os projetos para fins académicos, ou organizar visitas de estudo.
- Solicitar a participação do atelier em conferências ou outro tipo de eventos.
PROJETOS
_
- Saber o que fazemos e como trabalhamos.
- Como encomendar um projeto.
- Propor alguma parceria ou investimento.
CANDIDATURAS
_
jobs@carvalhoaraujo.com
- Envio de candidaturas para estágios, emprego e colaborações.
SEARCH
RESIDENCIAL
ESTADO
RESIDENCIAL
Estado
A proposta é um programa para um edifício alternativo, no terreno da antiga Fábrica Silva & Sistelo em Rio Tinto, onde se opta por um conceito que não limite, a priori, a opção do investidor mas abra o leque das suas opções e motivações sobre uma ideia de projeto única em função das suas necessidades.
Procuramos investigar um modelo que acrescesse programas inesperados como o uso parcial de habitação. Esta proposta pode ser um edifício de propriedade única, propriedade horizontal ou um loteamento sem que haja a necessidade de rever implantações, movimentações de terreno, infraestruturas básicas, viárias, estacionamentos e áreas verdes.
A tipologia de flexibilidade de usos compatíveis tem sido amplamente considerada pelos modos de vida contemporâneos e a proposta foca o exercício das tipologias variadas e aposta na ideia de Loft – Habitações industriais.
Testamos o modelo apresentado num cenário de habitação/ serviços divididos por parcelas, onde fica garantido que cada utilizador pode usufruir da sua habitação e do seu próprio negócio. Cada parcela reserva as áreas públicas/ privadas e relaciona-se de forma diferente com as frentes de rua e com a praça interior. As questões regulamentares estão salvaguardadas e a força da ideia reside no facto de as domesticarem integrando o conjunto urbano na envolvente. Garante-se o destaque e a visibilidade de todas as frentes de rua/ envolvente e reserva-se o sistema de circulações viárias para o interior da proposta.
Esta proposta de edifício alternativo é uma interpretação das necessidades da contemporaneidade que alia forma, função e identidade.