SEARCH
MORADA
_
ca@carvalhoaraujo.com
Largo de Santa Cruz, 506, 1 Andar
4700-322, Braga Portugal
253 283 580 (chamada para rede fixa nacional)
PRESS
_
- Publicar algum projeto ou assunto sobre o atelier.
- Obter informações sobre os projetos para fins académicos, ou organizar visitas de estudo.
- Solicitar a participação do atelier em conferências ou outro tipo de eventos.
PROJETOS
_
- Saber o que fazemos e como trabalhamos.
- Como encomendar um projeto.
- Propor alguma parceria ou investimento.
CANDIDATURAS
_
jobs@carvalhoaraujo.com
- Envio de candidaturas para estágios, emprego e colaborações.
SEARCH
CASAS
ESTADO
EQUIPA
Carvalho Araújo
CASAS
Estado
DESIGN TEAM
Carvalho Araújo
Duas casas sobrepostas.
Em cima a casa de todos os dias, o programa convencional para as acções tipificadas e para uma utilização tipo, a intimidade e o núcleo familiar. Quartos, cozinha, sala de refeições, estar e tv/ biblioteca / multimédia.
Em baixo o espaço particular, que revela a identidade própria das pessoas que ocupam a casa. Um conjunto de espaços interligados que permitem uma polivalência de funções e se necessário alguma autonomia da casa superior. Para receber, trabalhar, “ casa de verão”, estar, brincar… As necessidades de uma família que evolui e a casa acompanham a evolução.
Acentuamos essa diferença, separando fisicamente e conceptualmente essas duas casas.
Entramos a uma cota ligeiramente elevada, assim a base da casa surge como que escavada do terreno e assume a ideia de um material mais rude e duro, fazendo o contorno do lote, moldando o espaço exterior. A introdução desta nova base muda a relação existente de acesso à casa, redireccionando a entrada pedonal para uma zona mais lateral do terreno, por entre um jardim, dando acesso à entrada principal coberta e ao pátio de trás.
Em cima desta base a casa pousa de forma “imaculada”, leve, elegante de pormenor mais delicado. Trabalha-se sobre um volume puro uma composição de janelas, alternado entre aberturas maiores e menores. Retira o peso do volume de dois pisos e cria-se diferentes sensações na utilização dos espaços. A excepção é a varanda da sala, elemento rebatido de uma grande janela e que se encastra na base. Projecta-se sobre o terreno até às árvores do jardim.