SEARCH
MORADA
_
ca@carvalhoaraujo.com
Largo de Santa Cruz, 506, 1 Andar
4700-322, Braga Portugal
253 283 580 (chamada para rede fixa nacional)
PRESS
_
- Publicar algum projeto ou assunto sobre o atelier.
- Obter informações sobre os projetos para fins académicos, ou organizar visitas de estudo.
- Solicitar a participação do atelier em conferências ou outro tipo de eventos.
PROJETOS
_
- Saber o que fazemos e como trabalhamos.
- Como encomendar um projeto.
- Propor alguma parceria ou investimento.
CANDIDATURAS
_
jobs@carvalhoaraujo.com
- Envio de candidaturas para estágios, emprego e colaborações.
SEARCH
EQUIPAMENTO
ESTADO
CLIENTE
Câmara Municipal de Terras de Bouro
EQUIPA
Carvalho Araújo
Joel Moniz
Alexandre Branco
João Mário Duarte
Lília Costa
EQUIPAMENTO
Estado
Client
Câmara Municipal de Terras de Bouro
DESIGN TEAM
Carvalho Araújo
Joel Moniz
Alexandre Branco
João Mário Duarte
Lília Costa
O projeto surge como resposta para um concurso: um museu sobre as vias romanas, sobre a sua história e sistemas construtivos, em particular no que se relacionava com as vias existentes na região e no local do Campo Gerês, em Terras de Bouro. As árvores de grande porte, os muros de pedra e o campo que descia suavemente até ao rio. No local o ambiente era sereno, em equilíbrio, um silêncio palpável que era fundamental preservar. A própria temática do concurso, relacionada com a via romana, deixava antever a expressão daquilo que se pretendia para aquele lugar. Um gesto. Uma marcação no terreno como o Cardus e o Decumanus. Uma via que percorre a paisagem até ao rio.
O edifício, subtilmente integrado nesse conceito, não compromete o equilíbrio do local, e assume-se como uma porta para a via. O museu adossa-se a um muro, dando continuidade à plataforma existente que suporta o edifício do Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas / PNPG. A implantação com apenas um piso permitiu resolver o remate da entrada, ao mesmo tempo que definiu os seus limites e reorganizou os percursos de acesso a ambos os museus, tornando-os mais claros. Manteve-se a permeabilidade visual que se desenvolve a Norte, para o vale, assegurando ao local uma grande amplitude visual.
A pedra foi o material de base escolhido desde o início como solução de continuidade com os elementos existentes, utilizando-se no exterior, nas paredes, no pavimento e na cobertura, mimetizando os elementos existentes que definiam a plataforma.